Português | Français | English

 

 

 

O UNDP irá permitir que todas as

forças do país para falar a mesma língua,

 a Paz, e trabalhar em conjunto

no interesse da nação, é o desafio

que enfrentamos em conjunto.

 

Abuabcar Baldé

 

As iniciativas Sr. Baldé

 

Todos os encontros sempre foram  realizados no exterior, entre o presidente da República general joão Bernardo Vieira e o General Ansumane Mané Comandante supremo da junta militar em Togo,Nigéria e Gambia.

Tomei a iniciativa de realizar um encontro entre os dois no páis que teve lugar na delegação da União Europeia em Bissau, no dia 14 de fevereiro de 1999 com a presença da Comissaria Ema Bonina o Delegado da EU o presidente Nino Vieira e o General Ansumane, eu Abubacar Baldé promotor desse encontro no gabinete fechado, depois pedi a comissaria e o delegado para deixar nós os três falarmos como guineenses, apartir daquele dia o governo da unidade Nacional tomou posse e a guerra acabou.

 

Fui recebido por uma delegação do conselho de seguraça na sede da Nações Unidas em Bissau, em julho de 2003 chamando atenção que o problema da guiné deve ser resolvido pelos guineenses a base do dialogo, na altura o representante da UNIOGBIS era Sr. Nana Sinkam.

 

No dia 16 de abril de 2005 nas vesperas das eleições presidenciais todos os candidatos foram recebidos no Hoti Hotel Bissau pelos presidentes  Obasanjo de Nigéria que presidia a UA, o presidente abdulai Wade do senegal o presidente Tanja do Niger e o Primeiro Ministro da Guiné Conackry a usar da palavra o presidente Obasanjo em 48 horas disse que ia mandar 10 Milhões US dolares na presença de todos os partidos e governo, tomei a palavra para chamar atenção que a Guiné Bissau tem problemas serios que é preciso dialogarmos entre nós que as eleições não são prioritarios neste momento de guardar os 10 Milhões e mandar uma delegação por um dialogo entre os guineenses não foi ouvido.

 

Em 2008 nas eleições legislativas de novembro participei num debate politico nos orgãos de comunicação social, chamei mais uma vez atenção  aos guineenses que as eleições não eram prioritarios nesse momento, que precisavamos sentar e descutir sobre os problemas que temos até nesse debate avancei com uma proposta de uma conferéncia nacional com participação dos actores politcos, sociedade civil, regulos personalidades tradicionais, militares e paramilitares para atacarmos o mal da guiné pelo raiz não fui ouvido.

 

Desde mês de março até hoje acontecimentos atrás de acontecimentos que podiam ser evitados se tivessemos tomado as nossas propostas em conta.

 

Como politico digo : todos os olhos são feitos de mesma maneira mais não são todos os olhos que vêm a mesma coisa, somos todos politicos na guiné mas com visões diferentes.

 

Obrigado!

 

Abubacar Baldé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contact / Contato :

 

info@abubacarbalde.com

 

 

 

 

Notícias internacional

 

Notícias da africa através de diversos meios de comunicação selecionados:

 

 

1 - Afp

 

2 -Noticias Mundo rtp

 

3 - Panapress

 

4 - JeuneAfrique

 

5 - Em breve

 

 

 

 

Abubacar Baldé © 2021 - UNDP 1997 - www.abubacarbalde.com